domingo, 17 de junho de 2007

Exportação da Música Portuguesa

Perante a notícia que abaixo se encontra fiquei deveras preocupado: mais uma vez mas mesmas entidades que sempre demonstraram pouca capacidade de inovação e dinamismo estão hoje a tentar influênciar o poder político para a criação de um Gabinete de Exportação da Música Portuguesa. Ora, quando olho para estes interlecutores apenas vejo entidades afastadas do verdadeiro dinamismo cultural e económico do sector, pois quem hoje procura fazer a internacionalização utilizando as novas tecnologias de comunicação e estabelecendo redes internacionais não são estas entidades. Será um erro grosseiro por parte do Governo dar única e exclusivamente andamento às ideias de entidades como estas que hoje em Portugal se estão a constituír como verdadeiro bloqueio ao desenvolvimentos das actividades associadas à música em geral e à música portuguesa em particular.



Exportação de Música Portuguesa

»

Jean-François Michel, director do Gabinete de Exportação de Música Francesa e Presidente do European Music Office, participou no dia 20 de Dezembro numa reunião efectuada na SPA no âmbito do processo da criação de um Gabinete de Apoio à Exportação da Música Portuguesa.
Nesse encontro, que se revelou extremamente útil, estiveram presentes Ana Madureira, adjunta da ministra da Cultura; Eduardo Simões e David Ferreira, em representação da AFP - Associação Fonográfica Portuguesa; e Pedro Oliveira, pela GDA- Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas Intérpretes ou Executantes. Pedro Osório foi o anfitrião.
O Gabinete dirigido por Jean-François Michel é uma joint-venture entre o Estado francês e entidades privadas e tem-se revelado dos mais eficazes de toda a Europa: no ano de arranque, em 2000, exportou quatro milhões de CD’s de música francesa – e seis anos esse número tinha saltado para o patamar dos 40 milhões. Isto é, dez vezes mais.
“A configuração do Gabinete de Exportação francês é muito próxima da que nós queremos para Portugal – daí a importância que atribuímos ao relato pormenorizado que Jean-François Michel fez sobre a sua constituição e funcionamento ” – disse Pedro Osório.
Na sua qualidade de Presidente European Music Office, Jean-François Michel falou também do grande objectivo que a organização a que dirige persegue neste momento: a criação de uma plataforma de Gabinetes de Exportação de Música existentes em numerosos países do continente, a qual, no limite, se poderá transformar no Gabinete de Exportação de Música Europeia
De registar que em Portugal a SPA, GDA e AFP têm vindo a reunir–se com Ana Madureira, adjunta da Ministra da Cultura – a última reunião verificou-se a 7 de Novembro no Palácio da Ajuda – para se chegar a um consenso quanto ao modo de criar e pôr a funcionar um Gabinete de Apoio à Exportação de Música. Neste momento continua a aguardar-se que o Ministério da Cultura apresente uma proposta a outros ministérios – nomeadamente dos Negócios Estrangeiros e da Economia - que terão de estar também envolvidos neste projecto da maior relevância para a música portuguesa.

Sem comentários: