quinta-feira, 24 de abril de 2008

You Tube fez 3 anos

Primeiro vídeo do You Tube foi colocado há três anos


PEDRO FONSECA
'Site' foi registado em 2005 e vendido à Google no ano seguinte Um jovem num jardim zoológico, posicionado frente a elefantes, é registado em vídeo. Há precisamente três anos, a 23 de Abril de 2005, esse vídeo foi colocado no YouTube e é hoje considerada a primeira obra disponibilizada naquele que era então um site desconhecido mas que se tornaria no paradigma da partilha de vídeos online.

Com o título de "Me at the Zoo", é um registo de 18 segundos sem relevância e não resistiria à história excepto pelo facto de ser o primeiro vídeo colocado no YouTube. Disponível em www.youtube.com/watch? v=jNQXAC9IVRw, foi gravado por Yakov Lapitsky no Zoo de San Diego, nos EUA, e colocado no site pelo utilizador Jawed às 20.27 do então sábado 23 de Abril de 2005.

Até ao início desta semana, foi visto 221 mil vezes e não ultrapassou os 1200 comentários, a maior parte com elogios relativamente à primazia na sua disponibilização no site. Quem procura obra relevante terá de olhar para outros vídeos. Mas a história da tecnologia é feita destes pequenos nadas. Por exemplo, de Jawed.

Jawed Karim é o terceiro elemento - e o mais discreto - dos fundadores do YouTube. Alemão nascido em 1979, foi para os EUA em 1992, onde se licenciou. Foi um dos primeiros funcionários da Paypal (empresa de sistema de pagamentos online), e tal como Steve Chen e Chad Hurley, continuou ligado à universidade, onde ainda se mantém em Stanford na área da ciência informática. Antes da PayPal, esteve ligado à IBM, Silicon Graphics ou ao National Center for Supercomputing Applications, instituição onde no início dos anos 90 surgiu o primeiro browser Mosaic, posteriormente denominado comercialmente de Netscape.

Karim, Chen e Hurley abandonaram a PayPal com dinheiro suficiente para lançarem novos projectos e criaram o YouTube, cujo endereço foi registado a 15 de Fevereiro de 2005. No final de 2006, o negócio foi vendido ao Google por 1 650 milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros). Foi Jawed quem colocou o primeiro vídeo no YouTube mas a sua notoriedade era discreta. Tanto que, quando da aquisição pelo Google, o USA Today chegou a intitular uma notícia com "Surpresa! Há um terceiro co-fundador do YouTube".

Aparentemente, foi Jawed quem teve a ideia do YouTube, apesar de ele reconhecer o necessário apoio dos co-fundadores. Ele teve a ideia quando assistiu à "falha no vestuário" de Janet Jackson, no SuperBowl em 2004 (em que a artista mostrou parte do seio) e à quantidade de vídeos amadores sobre o tsunami na Ásia ocorrido no final desse mesmo ano. Dada a dificuldade em encontrar registos videográficos desses eventos, um site de partilha de vídeos pareceu-lhe "uma boa ideia".

Sem comentários: