domingo, 31 de agosto de 2008

A venda de discos em Portugal caiu 17,32 por cento nos seis primeiros meses deste ano, por comparação com igual período de 2007

Discos: Números da afp confirmam queda acentuada
Vendas caem 17%
A venda de discos em Portugal caiu 17,32 por cento nos seis primeiros meses deste ano, por comparação com igual período de 2007.

Os números são da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e confirmam a tendência mundial de queda na venda de música em suporte físico. Nos EUA, maior mercado do Mundo, a queda nas vendas de CD foi de 11 por cento na primeira metade de 2008.

Pelo contrário, a compra de música digital vai de vento em popa em Portugal, tendo-se verificado (em igual período de tempo) um crescimento de 35,19 por cento no volume de facturação. Um aumento considerável, que permite à indústria amortecer as perdas. Ainda assim, a facturação conjunta das vendas em suporte físico e digital sofre uma queda de cinco por cento nos primeiros seis meses do ano.

De acordo com Eduardo Simões, director-geral da AFP, o crescimento do mercado digital deve-se em grande medida aos "toques para telemóvel e aos downloads legais pela internet".

Em crescimento esteve também a venda de singles (1009 por cento) e de discos em vinil (54 250 por cento), em grande parte por motivos profissionais, e também de DVD, com um aumento de 2,60 por cento.

Tentando inverter a má conjuntura, as principais editoras de Portugal apostam em lançamentos de peso até ao final do ano, incluindo muitos artistas nacionais.

MUITA MÚSICA EM PORTUGUÊS

Até ao fim do ano não faltam lançamentos de música portuguesa. Já em Setembro chega a estreia a solo de João Gil, ainda sem título. Com selo da EMI há ainda Jorge Palma (ao vivo no Coliseu), em CD/DVD, e Da Weasel (no Pavilhão Atlântico), em DVD. ‘Companhia das Índias’, estreia a solo, de Rui Reininho, e ‘Black Diamonds’, dos Buraka Som Sistema, são apostas da Sony-BMG. Mafalda Arnauth e Pontos Negros (em Setembro), bem como Maria João e Mário Laginha (‘Chocolate’), em Outubro, e Maria João Pires (‘Chopin’), em Setembro, são trunfos da Universal. Em Novembro volta Tony Carreira (Farol).

O QUE VEM AÍ

METALLICA

‘Death Magnetic’, a 15 de Setembro (Universal).

U2

Novo disco, ainda sem título, sai até ao final do ano (Universal).

KEANE

‘Perfect Symmetry’ sai a 13 de Outubro (Universal).

AC/DC

Regresso com ‘Black Ice’, nas lojas a 20 de Outubro (Sony-BMG).

DAVID GLAMOUR

O guitarrista dos Pink Floyd lança ‘Live in Gdansk’, a 15 de Setembro (EMI).

IL DIVO

Novo disco, ainda sem título, chega em Novembro (Sony-BMG).

Luís Figueiredo Silva

Sem comentários: