sexta-feira, 4 de julho de 2008

Cuidado com o que vê no YouTube

Tribunal ordenou à Google que revele à Viacom os dados dos utilizadores que colocaram e viram vídeos ilegais


Quem viu, mesmo sem saber, um vídeo no YouTube contendo imagens publicadas sem o pagamento dos direitos de autor, corre o risco de ser investigado. Um tribunal norte-americano ordenou esta quinta-feira à Google que revele à Viacom o histórico de navegação no YouTube e a identificação dos computadores de todos que viram os 160 mil vídeos em causa.

A decisão surgiu na sequência de um processo movido pela Viacom, dona da MTV e dos estúdios de cinema Paramount e DreamWorks, contra o Google, dono do popular site de vídeos. O Youtube é acusado de permitir a veiculação de 160 mil excertos de programas produzidos pela Viacom, sem pagar os direitos de autor.

A empresa disse que não quer punir quem assistiu aos vídeos e vai manter o sigilo. Quer apenas usar as informações como provas contra o Google. A decisão do tribunal provocou protestos: grupos de defesa dos direitos digitais consideram que é um atentado à privacidade de quem usa a net.

A decisão é de primeira instância e os advogados do Google podem recorrer e recordam que recolher todos os dados exigidos será caro e moroso. São 12 Terabytes de informações, o suficiente para preencher as páginas de doze mil livros.



Sem comentários: