De acordo com o INE, em 2007 realizaram-se 27.650 espectáculos ao vivo, o que inclui teatro, ópera, música clássica e ligeira, dança, circo e tauromaquia, que foram vistos por um total de 9,8 milhões de espectadores.
No entanto, foram os concertos de música ligeira que registaram maior afluência (3,7 milhões de pessoas) e geraram mais receitas de bilheteira (29,7 milhões de euros).

De entre os espectáculos ao vivo, a ópera registou o preço médio por bilhete mais caro, 31 euros.

O INE dá conta ainda que - citando preços correntes de 2005 - cada agregado residente em Portugal gastou em média 997 euros em cultura, lazer e distracção.

Lisboa e Algarve foram as regiões onde se gastou mais naquelas três vertentes.

No que toca às artes plásticas, em 2007 inauguraram 6.609 exposições que registaram cerca de sete milhões de visitantes.

Foi na região Norte que se realizaram mais exposições (trinta por cento), seguindo-se a região Centro e Lisboa, com 26 e 24 por cento respectivamente.

Os jardins zoológicos, botânicos e aquários foram os preferidos da população portuguesa em 2007, com três milhões de visitantes, de um total de 9,9 milhões de pessoas que passaram por espaços museológico.

No cinema, em 2007 registaram-se 16,3 milhões de espectadores, dos quais 11,6 milhões (73 por cento) assistiu a filmes norte-americanos.

No total, a exibição cinematográfica rendeu 69 milhões de euros de receita de bilheteira.

Fonte: SIC